Por Rafael Rocha
“Mãe é tudo igual!”. É o que alguns dizem por aí e, realmente, elas têm muito em comum. Existem coisas que toda mãe faz, frases que toda mãe fala, isso é fato. Mas elas também têm seus diferentes tipos. Então separamos alguns para que você identifique aí no meio em qual das categorias a sua mãe se encaixa!
Mãe vigia
Essa é bem comum, é aquela que parece ter olhos de águia e ouvidos que nunca falham. Faça o que fizer de errado, ela sempre vai ter visto ou pelo menos escutado para chegar gritando seu nome, colocando a mão na cintura e te olhando com aquele olhar fatal, esperando alguma explicação. É como Rochelle, de Todo Mundo Odeia o Chris, que mesmo sem ter nenhuma evidência consegue perceber que tem algo errado só pela sua “cara de quem aprontou”.

Mãe segurança
Essa também é bem conhecida. Aquela mãe que sempre está disposta a defender os seus filhos. Seja ela comumente brava ou não, quando alguém pisa no seu calo, ou melhor, no calo de seus filhos, ela vira uma leoa. Briga com quem for pra defender sua prole e ainda diz para que eles não se misturem mais com a gentalha.

Mãe Felícia
É mais comum quando é mãe de bebê ou de criança fofa. É aquela que vive apertando, beijando, amassando seus filhos. É carinhosa e atenciosa, está sempre grudada (e beeem grudada!) nas crianças. Como Felícia fazia com os animaizinhos nos desenhos da Looney Tunes, sempre na melhor das intenções, essa é com seus filhos.

Mãe imã
É como se ela tivesse uma força que atrai em torno de si. Vive cercada da filharada. Quando são pequenos estão sempre na barra da saia dela, um pedindo ajuda com algum dever da escola, outro querendo leite, outro querendo brincar. E quanto mais filhos, parece que a atração é maior ainda. E se engana quem pensa que é só com filhos pequenos. Existem casos que eles crescem mas continuam querendo grudar na mamuska feita de imã.

Mãe comparsa
Aquela que está com você para o que der e vier. Na verdade toda mãe tem um pouco disso, afinal as mães sempre estão lá para uma hora de dificuldade, para uma hora de dar conselhos. Mas essas estão em tudo. Se juntam aos filhos na hora da bagunça, na hora de se arriscar, na hora de uma experiência diferente. Enfim, sempre fecham com os filhos.

E aí, qual dessas é a sua mãe? Comenta aí embaixo e manda esse post para ela, pra ver se ela consegue se identificar.
E para comemorar esse Dia das Mães nós fizemos um ebook, todo ilustrado com fotos que fizemos em ensaios com mães e seus filhos, com homenagens a essas grandes mulheres que todos nós amamos. Você pode ler o ebook e mandar para sua mamãe por esse link aqui: MÃE É ASSIM!
Siga a Reflexos nas redes sociais:
Instagram: @reflexosprodutora
Facebook: Reflexos Produtora
E até a próxima!